Como é feita a logística de uma entrega

Toda a logística de entrega de produtos é administrada pela gestão de todo o processo que um entrega tem que passar; desde o momento em que o cliente solicita o seu pedido através da internet, até o momento em que ele recebe a confirmação do recebimento pelo próprio cliente.

Essa logística de mercadorias de um modo eficaz, exige que você tenha um bom planejamento prévio, para que assim você evite atrasos e consiga garantir um bom atendimento aos seus clientes. Caso tenhamos conseguido despertar o seu interesse com o tema que iremos abordar nesse artigo, não perca mais tempo e continue prosseguindo a sua leitura abaixo!

Independentemente de você vender os seus produtos para o seu consumidor ou para empresas, se você está nesse ramo já tem algum tempo, é provável que você já tenha notado que a logística de uma entrega é um fator que tem muita importância para satisfazer os seus clientes; pois ela consegue garantir uma experiência mais positiva com a companhia em questão.

Essas são as principais empresas que oferecem os serviços de entrega e logística:

  • Correios;
  • TNT;
  • Fedex;
  • UPS.

Recomendamos que você fique mais atento a esses aspectos, pois eles significam que é necessário que você tenha mais agilidade, resultando na satisfação de seus clientes. Não importando qual seja o seu segmento em especifico, se você trabalha com entregas, é preciso que você se antecipe, certo?

Se você está se perguntando o que é preciso ser feito durante os dias para montar uma estrutura para esses processos de forma eficiente, iremos dar algumas dicas baseadas em tópicos do que você pode estar fazendo nesses casos.

Aspectos que fazem uma logística de entrega mais eficiente

Como é feita a logística de uma entrega

Para você que trabalha com o delivery de entregas, por exemplo, está ciente mais do que quaisquer pessoas que quaisquer imprevistos podem acabar resultando em terríveis prejuízos para a sua empresa.

Se o seu cliente não é atendido no prazo em que foi estimado, o seu cliente acaba por ficar insatisfeito, e com isso acabar expondo a sua empresa e fazendo reclamações da mesma em algum portal público que seja de defesa ao consumidor ou até no próprio Procon.

Planeje a sua logística

Como é feita a logística de uma entrega

Para que tudo ocorra da forma como você planejou, todas as etapas desse processo devem ser pensadas de forma minuciosa. Depois que você estabelecer uma definição mais precisa daquilo que você almejou, é de suma importância que todas as entregas sigam um mesmo procedimento padrão de entrega. Para saber o endereço corretamente, consulte o busca cep Correios, é totalmente gratuito.

Além desse fator que citamos acima, você ainda sim precisa planejar a rota que o produto vai ter durante todo o processo, desde a sua produção até a sua rota de entrega. Nem sempre o percurso que os seus entregadores fazem será o mais rápido, pois nos centros urbanos, ocorrem alguns fatores que devem ser levados em consideração, como a presença de semáforos, trânsitos e lombadas, que acabam por influenciar muito no tempo que será determinado a entrega da mercadoria de seu cliente até o destino desejado.

Toda a estrutura deve ser vigiada desde o momento em que seus clientes recebem os produtos que vão diretamente para o estoque, vindo através de seus fornecedores, até o momento em que os seus consumidores finais o recebam em casa.

Ou seja, o que de fato queríamos dizer nisso tudo, é que você precisa estudar todas essas rotas e ver se realmente não tem como fazer uma alternação delas, e dar mais preferência em rotas em que você tenha total certeza de que os seus funcionários irão chegar o mais rápido possível na casa de seus clientes.

Depois que é feito toda essa implantação em seu processo, é necessário realizar uma análise que seja muito objetiva, para conseguir identificar todos os gargalos que geram prejuízos consideráveis em sua precisão e agilidades diárias para concluírem as suas entregas e solicitar as devidas melhorias para solucionar os possíveis problemas que estiver tendo com as entregas.

Planeje o seu estoque

Se você está mais acostumado em operar no ramo de delivery, assim como demos no exemplo anterior, isso acaba por exigir que a sua empresa tenha um estoque para o caso de terem muitos pedidos daquele mesmo produto, ou seja, para aquelas mercadorias que estiverem dando mais giro. Nada consegue ser tão pior para o cliente (e para a sua própria imagem, consequentemente), do que ele fazer um pedido através da internet e simplesmente ficar sem receber esse produto porque ele não está mais disponível em sua plataforma.

Encerramos por aqui esse artigo explicativo sobre como normalmente são feitas as logísticas das entregas e encomendas que as pessoas (ou você mesmo que leu esse artigo e chegou até aqui) e não sabia como era feito todo esse processo. Esperamos que esse artigo tenha sido de seu agrado e com isso você, que pretende montar um negócio de delivery, tenha mais sucesso no seu trabalho de agora em diante seguindo essas dicas.