Como funciona o Fies? Descubra as vantagens e como se inscrever!

O Fies é um programa de investimento do governo federal que visa a formação de jovens em universidades, buscando oferecer para essas pessoas a oportunidade de estar em uma universidade, inicialmente, sem pagar absolutamente nada. Você sabia dessa possibilidade?

Na verdade, a muito tempo é o que mais tem sido recorrente. O Fies é uma espécie de financiamento estudantil. É como financiar um carro ou uma casa, você terá que pagar no futuro, no entanto, enquanto estiver fazendo a faculdade, poderá se preocupar apenas com o que está dentro dela.

Como é um programa muito conhecido pelos brasileiros é provável que você, leitor, já tenha conhecimento dele. Esteja ciente que isto pode acarretar em muitos benefícios para sua vida como estudante, afinal, só precisará pagar o valor da universidade, após ter se formado e quem sabe ter encontrado um emprego. Interessante, não é?

Bem então vamos entender um pouco mais porque existe esse financiamento e se realmente vale a pena o utilizar.

O Fies é uma boa opção?

Se a pergunta é se caso deseje uma faculdade que só pode ser obtida a partir de um financiamento, sim! É muito vantajoso fazer uma universidade com o Fies. Além de ser um meio menos burocrático, é também menos concorrido, muitos estudantes estão focados em outros métodos de entrar em uma universidade, como por meio do PROUNI ou do SISU.

Fies

Algumas faculdades particulares, no entanto, não se encontram em nenhuma das listas dos programas citados acima, em outras palavras elas apenas fornecem ensino da maneira que desejam, ou seja, em algumas o estudante terá que pagar um valor integral ou de uma bolsa de estudo. Nesse caso, caso consiga fazer o financiamento, é provável que consiga aquela vaga onde queria.

Fora isso, no momento talvez seja melhor tentar outro meio. Por exemplo, caso esteja passando por situações em que o orçamento é baixo, opte por métodos como o PROUNI, que oferece bolsas de até 100% para diversos estudantes.

Para se inscrever

Nada muito complicado, para conseguir se inscrever de maneira normal, deve primeiramente acessar o site do Fundo de Financiamento Estudantil, também conhecido por sua sigla Fies.

Fies

No site, busque pela opção que te levará para a página de login, nesse local, ao invés de tentar entrar na plataforma, deve ir na aba que diz “fazer cadastro”. Pronto, a partir daí será necessário apenas apresentar seus dados.

Você conseguirá um financiamento de acordo com sua situação econômica. Dizendo com palavras mais simples, quanto menos condições financeiras tiver, menor será a taxa de juros que pagará, podendo chegar até mesmo a zero! Vamos falar um pouco mais sobre agora.

As vantagens do Fies

Bem, se escolheu se inscrever no programa e pagar o fies boleto, é porque viu vantagens que fazem sentido para você, não é. A Caixa é um dos bancos que lida com esses financiamento estudantil, ficando encarregada daquelas pessoas que recebem um salário inferior a 3 salários mínimos, e as vantagens são a seguinte:

  • Possibilidade de juros 0;
  • Maior tempo para pagar o financiamento;
  • O dinheiro para pagamento pode ser descontado em forma de débito na sua conta Caixa;
  • O estudante terá a possibilidade de entrar em universidades com ótimas notas, segundo o MEC.

Essas são com certeza as principais vantagens, para alunos que desejam fazer parte do programa, não se enganem.

É muito interessante para o estudante ter acesso a mais que uma universidade, isso é algo que pode mudar completamente a carreiras e sonhos de uma pessoa, então, não apenas o FIES, como qualquer outro programa de financiamento estudantil tem muita importância na sociedade.


Bem, desde de o momento em que o financiamento de estudos se tornou possível, várias pessoas começaram a trabalhar com essas opções, afinal elas são muito eficientes para estudantes.

Vale lembrar também que o sistema do FIES é algo completamente notado por diversas pessoas, muitos preferem ele até mesmo a programas que oferecem bolsas, então é uma ótima opção para estudantes que saíram do ensino médio agora e estão em busca de seus sonhos. É muito bom também para pessoas que não possuem estrutura para arcar com seus estudos.

É algo muito vantajoso, então, se você está em busca de um curso e não tem como pagar no momento, a melhor sugestão é o FIES.